Conteúdo

O conteúdo deste blog é de material didático, com sugestões de atividades e aulas práticas com material de baixo custo.
As propostas são elaboradas por mim, com base em pesquisas em diferentes bases de dados. As propostas foram testadas em turmas de ensino médio e fundamental, ou com professores de várias áreas.
CASO USE NOSSO CONTEÚDO, POR FAVOR CITAR A FONTE:
Autora: RTSR, Adila

sábado, 1 de setembro de 2007

Um laboratório criativo de microbiologia

Na atual realidade do ensino brasileiro, a maioria dos docentes de Biologia e Ciências não dispõe de laboratório em suas escolas, o que não deve ser empecilho para se ministrem aulas práticas de Microbiologia, que possibilitem aos discentes enxergar o mundo invisível dos micróbios. O laboratório pode ser então encarado como um conjunto de kits, com material de fácil acesso e fácil manuseio, que podem transformar o espaço físico da sala de aula em laboratório.
A seguir estão listados alguns itens e definições importantes para a utilização deste tipo de laboratório.
SEGURANÇA NO LABORATÓRIO – Mesmo que o laboratório seja a sala de aula, a aula prática é uma oportunidade de verificação das dúvidas dos alunos, e de criação de novos experimentos, com esse propósito, professores e alunos devem estar atentos às regras de conduta em um laboratório:
Uso do jaleco para proteger as roupas de possíveis contaminações. Caso não seja possível o uso de um jaleco, deve-se proteger a roupa com uma camisa. Assim como o jaleco, o uso de calças compridas e sapatos fechados, protege o corpo de acidentes. Os cabelos presos são um segurança contra acidentes com fogo, e materiais corrosivos.
Manter uma atitude de atenção: sem gestos bruscos e conversa desnecessária, uma vez que muitos trabalhos são realizados ao redor da chama.
Não se deve comer ou beber no laboratório, assim como não se deve tocar em material não identificado e/ou desconhecido.
MANOBRAS ASSÉPTICAS - É um conjunto de ações executadas no sentido de evitar que os meios de cultura estéreis sejam contaminados por micróbios indesejáveis. Para isto, trabalha-se com as placas de meio de cultura, próximas a chama de um bico de Bunsen ou lamparina (dentro da área de segurança, que corresponde a cerca de vinte centímetros ao redor da chama). Nesse tipo de manobra, é imprescindível flambar a alça bacteriológica, antes e depois do contato com micróbios. Para flambar a alça bacteriológica, deve-se levá-la à chama até que se torne rubra. Para utilizá-la, deve-se esperar que esfrie, dentro da zona de segurança.
ESTERILIZAÇÃO – É a eliminação de todas as formas de vida vegetativa ou esporulada presentes em qualquer material ou ambiente. A esterilização pode feita por calor seco ou úmido, por exposição dos materiais a determinados tipos de radiação ionizante, por fumicação, por flambagem ou autoclavação.
AGENTES ANTIMICROBIANOS – São agentes físicos ou químicos que controlam ou eliminam a proliferação de micróbios.
ASSEPSIA – é o conjunto de técnicas utilizadas para remover micróbios indesejáveis de superfícies vivas.
DESINFECÇÃO – é o conjunto de técnicas utilizadas para remover micróbios indesejáveis de superfícies inertes.
QUIMIOTERAPIA ANTI-MICROBIANA – aplicação de antibióticos que visam eliminar dos tecidos vivos, os micróbios que os estão infectando;
MEIO DE CULTURA - É um conjunto de substâncias na forma de gel, ou de caldo, que contém os nutrientes para alimentar os micróbios neles colocados. Com alimentação suficiente estes micróbios reproduzem-se intensamente, e nos meios sólidos, formam colônias. Nos meios de cultura líquidos observa-se o crescimento bacteriano pela turvação do meio, de um aspecto que tinha um aspecto límpido.
COLÔNIAS DE MICRÓBIOS - Representam o agrupamento de micróbios que se reproduziram mas não se afastaram uns dos outros. Apresentam-se como pequenos pontos de diferentes cores e texturas, nas placas que contêm meio de cultura sólido. Cada colônia é o resultado da multiplicação de uma célula, ou seja, corresponde a um clone.
MICROBIOTA ANFIBIÔNTICA HUMANA - É o conjunto dos micróbios próprios de uma pessoa, e que “habitam” as diversas regiões do seu corpo.
“SWAB” - É um bastão de haste longa com algodão em uma das pontas, totalmente estéril, semelhante a um cotonete mais comprido. Serve para colher micróbios de tecidos vivos ou superfícies, ou ainda para semear micróbios sobre as placas de meio de cultura formando um tapete de micróbios.
ALÇA BACTERIOLÓGICA - Instrumento para coletar micróbios, e transferi-los de um lugar para outro . Para usar as alças com cabo de madeira, o cabo deve ser molhado antes do uso para não queimar.
AGULHA BACTERIOLÓGICA – semelhante a alça bacteriológica, porém pontiaguda.

Nenhum comentário: