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O conteúdo deste blog é de material didático, com sugestões de atividades e aulas práticas com material de baixo custo.
As propostas são elaboradas por mim, com base em pesquisas em diferentes bases de dados. As propostas foram testadas em turmas de ensino médio e fundamental, ou com professores de várias áreas.
CASO USE NOSSO CONTEÚDO, POR FAVOR CITAR A FONTE:
Autora: RTSR, Adila

sábado, 1 de setembro de 2007

Açúcar ou adoçante?



Objetivos
Comparar a energia contida em vários adoçantes, medindo a produção de gás carbônico, produzido pelo fermento, ao usar adoçante como alimento.
Utilizar o princípio de Arquimedes.
Tempo de atividade
60 minutos
Material necessário:
4 a 7 sacos plásticos para congelador pequenos (do tipo zip),
10 colheres de chá de fermento de crescimento rápido
1 caneta para retroprojetor
1 colher de chá (para medida)
1 fita métrica
1 xícara de chá (para medida)
1 recipiente pequeno de água morna
2 colheres de chá de adoçante sacarina ou 2 colheres de chá de adoçante aspartame
Açúcar
5 copos de papel
1 rolo de fita adesiva
1 recipiente de 1 L graduado (opcional)
Desenvolvimento
Antes de começar a experiência, observe se os sacos têm vazamento. Encha-os com água, sele, e vire-os em todas as direções para ter certeza que não há nenhuma gota na bolsa. Se houver vazamentos de água substitua-os (Fig. 13).
O experimento inclui 5 sacos. Cada um deles deverá ficar com a mesma quantidade de líquido, e nos que contém fermento deve-se acrescentar 1 colher de chá de fermento biológico. O saco #1 conterá 1 xícara de água morna e 1 colher de chá fermento. O saco #2 deverá conter 1 xícara de chá de água morna e 1 colher de chá de açúcar, o saco #03 deverá conter 1 xícara de água morna e 1 colher de adoçante . O saco #4 conterá 1 xícara de água morna, 1 colher de chá de fermento e 1 colher de chá de açúcar. E o saco #5 conterá 1 xícara de água morna, 1 colher de chá de fermento e 1 colher de chá de adoçante (aspartame ou sacarina). Se estiver testando adoçantes em pó, dissolva-os em água morna e misture ao fermento. Se estiver testando um líquido adocicado, como suco de frutas ou refrigerantes, junte o líquido ao fermento, sem água. É IMPORTANTE QUE CADA SACO CONTENHA O MESMO NÍVEL DE LÍQUIDO. Oriente-se pela figura
Depois de acrescentar um adoçante diferente a cada um dos sacos, marque-os cuidadosamente, retirando o máximo de ar possível. Misture bem os conteúdos. Mantenha os conteúdos dos sacos em uma temperatura constante, colocando-os, por exemplo, dentro de uma caixa. Monitore os sacos em 10 minutos, fazendo-se as respectivas anotações.
Enquanto aguarda, prove uma amostra de cada um dos adoçantes testados. Qual é mais doce? Qual fornecerá mais energia para o fermento?
Depois de 10 minutos, determine a quantidade de gás produzido em cada um dos sacos. Registre suas observações. Um modo para medir a quantidade de gás produzido, é medir o diâmetro de cada bolsa com uma fita métrica. Aperte o saco, junte a porção do gás no fundo. Gire a parte plana do saco ao redor do fundo. Meça o diâmetro ao redor de cada um.
Um método alternativo para medir o gás produzido é o deslocamento de água. Veja Figura abaixo. Encha um 1 recipiente graduado com água. Meça o nível. Submirja os sacos, um de cada vez, no recipiente de água. Marque o novo nível de água e remova o saco. Siga este procedimento para medir a quantidade de água deslocada em cada saco. Anote os resultados.
Figura 15 – Medida da produção de gás, pelo deslocamento de água.
Variações possíveis
Neste experimento podem variar:
A fonte de alimento – o açúcar refinado pode ser substituído por açúcar mascavo, adoçantes dietéticos, mel e sucos de frutas como de uva, de limão, ou ainda bebidas não derivadas de frutas e que contenham frutose, refrigerantes normais e dietéticos. Pode-se ainda realizar um experimento de tentativa de bloqueio do crescimento, utilizando-se soluções desinfetantes.
Luz e escuridão – o experimento pode ser feito em duplicata e comparar-se os resultados da exposição ou não à luz.
Tempo – faça observações mais longas de 20, 30 ou 40 minutos, por exemplo.
Observação – examine de perto um grão do fermento. Registre suas observações. Ponha um número pequeno de grãos de fermento e algumas colheres de chá de água em um saco plástico, do tipo zip. O que aconteceu aos grãos? A mistura de água ficou clara ou turva? Se houver um microscópio disponível, ponha uma gota da mistura de água em um lâmina, e cubra com uma lamínula. Examine em pequeno aumento. O que você vê? O que a água fez aos grânulos? Água é necessária para a vida? Os grânulos que você colocou na água são realmente as únicas células de fermento? As células do fermento são muito pequenas, e têm uma estrutura definida que pode ser vista no microscópio.
O recipiente graduado – pode ser feito com uma garrafa PET de 2 L cortada, e graduada com uma régua colada em sua lateral.
Pode-se utilizar lâmina e lamínula, e microscópio, para a visualização das leveduras. Corantes como violeta genciana e azul de metileno, comprados em farmácias ajudam na visualização das células.
Caso o microscópio não esteja disponível pode-se utilizar fotografias de fermento (das células de levedura) para ilustrar a aula.
Conteúdos de inserção do experimento:
Características Gerais dos seres vivos;
Citologia – química da célula (compostos com função energética); metabolismo celular: fermentação, respiração e fotossíntese;
Seres vivos – reino dos Fungos;
Ecologia – ciclos biogeoquímicos.
Temas transversais
Saúde – importância dos micróbios na produção de alimentos, conservação de alimentos;
Meio ambiente – utilização de micróbios pelo Homem;
Ética e Cidadania – direito à alimentação;
Informações úteis
O fermento é um conjunto de organismos vivos e que têm semelhanças com os seres humanos. Eles consomem açúcar para obter energia, e liberam gás carbônico. A quantidade de gás carbônico produzida indica a quantidade de energia gasta. Adoçantes artificiais como aspartame e sacarina, embora tenham sabor doce, não contêm açúcar, ou contém pouco açúcar que possa ser utilizado como fonte de energia. São necessárias apenas pequenas quantidades destes adoçantes, para dar o mesmo sabor que uma grande quantidade de açúcar. O fermento pode degradar o aspartame, mas obtém pouca energia desta degradação. Entretanto, a estrutura da sacarina é diferente, nem o ser humano nem fermento podem degradá-la.
Os seguintes resultados podem ser vistos, nos vários sacos plásticos.
Com o passar do tempo, mais açúcar permitirá mais geração de gás.
Açúcares simples, como dextrose e frutose, causam produção de gás inicial mais rápida que sacarose.
Adoçantes com aspartame e sacarina contêm maltodextrose, além dos respectivos adoçantes artificiais. Ambos produzem taxas de gás inicialmente mais rápidas do que o açúcar com fermento e maltodextrose. Depois de um período curto de tempo, pára a produção de gás.
Os resultados das bebidas de frutas variarão de acordo com a quantidade de açúcar natural na fruta, quantidade de açúcar adicionado no processamento, e acidez.
Começando com mais fermento, inicialmente, aumentarão a taxa e quantidade de gás produzido.
Intervalo de tempo dado suficiente e espaço de expansão, são fatores limitantes da produção de gás em cada uma das bolsas.

Fonte: http://archives.microbeworld.org/resources/experiment/pgs26-29.pdf

Leitura Recomendada
Brock T. D; M. T. Madigan; J. M Martinko; J. Parker. Biology of Microorganisms. 1994. Prentice Hall, New Jersey, 909 p.
Darnell et al.; Mollecular Cell Biology: 1990
Fenchel, T.; Ecology of Protozoa. The Biology of Free-living Phagotrophic Protists. 1987. Springer-Verlag, Berlin, 197 p.
Lehninger, A. L. – Bioquímica – Ed. Edgard Blücher Ltda.
National Association of Biology Teachers – Meet Microbes, Microbe World Activities – NABT – 1999 – VA – USA.
Pelczar, M. J.; E. C. S. Chan; Noel R. Krieg. Microbiologia, Conceitos e Aplicações.. 1997, Segunda edição. Makron Books, São Paulo, 517 p.
Ronald, M. Microorganisms in our World. Atlas. 1995. Mosby, St. Louis, 765 p.
Roitman I.; L. R. Travassos; J. L. Azevedo. Tratado de Microbiologia.. 1991. Editora
Manole, São Paulo, 126 p.

Um comentário:

Mateusz Domański disse...

Bardzo fajnie napisane. Pozdrawiam serdecznie !