Conteúdo

O conteúdo deste blog é de material didático, com sugestões de atividades e aulas práticas com material de baixo custo.
As propostas são elaboradas por mim, com base em pesquisas em diferentes bases de dados. As propostas foram testadas em turmas de ensino médio e fundamental, ou com professores de várias áreas.
CASO USE NOSSO CONTEÚDO, POR FAVOR CITAR A FONTE:
Autora: RTSR, Adila

sábado, 1 de setembro de 2007

Controle da população de micróbios

Objetivo
Investigar estratégias para reduzir o crescimento microbiano.
Tempo de atividade
60 minutos
Material necessário
3 copos de vidro transparentes, todos do mesmo tamanho;
1 colher de chá para medida
3 colheres de chá de fermento de crescimento rápido ( em pó granulado)
6 colheres de chá de açúcar
1 conta-gotas
água morna (40ºC)
1 rolo de fita adesiva (crepe)
palitos de picolé (para mexer)
1 caneta ou lápis
produtos domésticos como: líquido para limpeza bucal, sabão, detergente, água oxigenada, refrigerante, pasta de dentes,
1 retro-projetor ou placa aquecedora (opcional)
uma régua milimetrada
Desenvolvimento
Selecionar dois dos produtos domésticos para usar como soluções de teste. Distribuir três copos na mesa, à sua frente. Etiquete um como controle, e os outros com os nomes das soluções de teste utilizadas. Coloque 1/3 de água morna (40ºC) em cada copo. Acrescentar duas colheres de chá de açúcar a cada um, e mexa para dissolver. Acrescente uma colher de chá de fermento a cada copo e mexa suavemente.
Acrescentar cinco gotas de solução de teste a cada um dos respectivos copos . No copo do controle, acrescentar cinco gotas de água. Coloque-os em uma local morno (estufa). Quanto mais morno, mais rápido o fermento crescerá.
Examine os copos em 10, 20 e 30 minutos. Meça e registre a altura da camada de espuma. Aos 30 minutos, alinhe os copos em ordem de altura de espuma. Quais as substâncias mais efetivas para limitar o crescimento das leveduras ? Quais substâncias que não limitam o crescimento de fermento?
Variações possíveis
Desinfetantes – podem ser utilizadas diluições de vários tipos de desinfetantes e antissépticos. Pode-se experimentar, ainda o uso de detergentes em concentrações variadas.
Tempo – pode-se variar os tempos em 10, 20, 30, 40 e 60 minutos.
Temperatura – colocar os copos sobre um retro-projetor, os manterá aquecidos se a temperatura ambiente for baixa.
Conteúdos de inserção do experimento:
Características Gerais dos seres vivos;
Citologia – química da célula (compostos com função energética); metabolismo celular: fermentação, respiração e fotossíntese;
Seres vivos – reino fungi;
Ecologia –relações ecológicas.
Temas transversais
Saúde – higiene dos ambientes;
Meio ambiente – relações entre os micróbios e o Homem;
Ética e Cidadania – direito à alimentação;
Pluriculturalismo – formas diferentes de produzir o pão por culturas diferentes.
Informações úteis
O fermento é um conjunto de fungos unicelulares, que se reproduzem por brotamento ou produzem esporos, e que podem viver em uma grande variedade de habitats. Pode-se encontrar leveduras em folhas de plantas, flores, na pele, e na terra, na água salgada, e nos intestinos de animais de sangue quente. Em algumas condições, multiplicam-se depressa. Outras condições podem limitar a sua reprodução. No experimento acima, mais espuma indica mais atividade do fermento, e mais atividade do fermento indica mais fermentação. Em hospitais, casas, e até mesmo em nossa pele, usamos coisas para prevenir o crescimento de micróbios de outras pessoas ou de locais como o solo.
Tipos de agentes de controle microbiano
- Físicos - esfregação, filtração, sedimentação, calor (úmido ou seco), desidratação, luz solar, radiação, ultra-som e microondas.
- Químicos - antibióticos, anti-sépticos e desinfetantes.
Qualidades de um bom desinfetante
Agir em todos os tipos de micróbios;
Não destruir tecidos vivos ou ser tóxico para estes tecidos;
Ter alto poder de penetração;
Fácil dissolução na água;
Não se decompor facilmente;
Não estragar o material no qual será utilizado;
Não ter odor desagradável;
Não descorar o material;
Ser barato.
Leitura recomendada
Introd. of Clinical Microbiology – http://medic.med.uth.tmc.edu/path/00001450.html – acessado em 2001
The Dictionary of Cell Biology – http://www.mblab.gla.ac.uk/~julian/Dict.html – acessado em 2001

Nenhum comentário: