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O conteúdo deste blog é de material didático, com sugestões de atividades e aulas práticas com material de baixo custo.
As propostas são elaboradas por mim, com base em pesquisas em diferentes bases de dados. As propostas foram testadas em turmas de ensino médio e fundamental, ou com professores de várias áreas.
CASO USE NOSSO CONTEÚDO, POR FAVOR CITAR A FONTE:
Autora: RTSR, Adila

sábado, 1 de setembro de 2007

Os fungos e os alimentos



Objetivo
Investigar os fatores necessários para o crescimento e desenvolvimento de fungos
Tempo da Atividade
14 dias
Material necessário:
3 provetas (50-mL) ou 3 xícaras pequenas
3 pipetas ou 3 conta-gotas
20 mL de solução de açúcar
20 mL de suco de limão
20 mL de água de torneira
4 fatias de pão branco
4 fatias de pães sortido como francês, branco de forma, ou de centeio, ou trigo integral.
8 sacolas plásticas do tipo zip ou saco comum transparente (fechado com fita adesiva posteriormente)
1 caneta de retroprojetor
1 lamparina ou fogão
1 pegador de gêlo
1 proveta de 250 mL ou panela pequena
100 g de açúcar.
Desenvolvimento
Coloque na panela, 100 mL de água. Acrescente, aproximadamente, 100 g de açúcar à água. Aqueça a mistura até o açúcar ser dissolvido. Deixe a solução esfriar durante 5 minutos.
Para cada grupo, encha uma xícara pequena com 20 mL de água de torneira, uma xícara com 20 mL de suco de limão, e uma xícara com a água açucarada preparada. Distribua os materiais.
Etiquete com o número1 o saco plástico com a legenda Pão Branco Seco, com o número 2 aquele com a legenda Água no Pão Branco, com o número 3 aquele com a legenda Suco de Limão no Pão Branco, e com o número 4 aquele com a legenda Água com Açúcar no Pão Branco. Ponha o nome do grupo em todas as 4 bolsas, bem como a data da atividade. Coloque uma fatia de pão branco seco na bolsa marcada como Pão Seco, anote. Borrife 20 gotas de água em outra fatia de pão branco. Esteja seguro de que o pão não fique encharcado, mas deve estar úmido. Coloque a fatia de pão no saco marcado como Água no Pão, e anote. Borrife 20 gotas de suco de limão em outra fatia de pão branco. Coloque na bolsa marcada como Suco de Limão no Pão Branco, e anote. Borrife 20 gotas de água de açúcar na última fatia de pão. Coloque a fatia de pão na bolsa marcada como Água com Açúcar. Todas as etapas devem ser devidamente registradas com a data, o número do experimento, o significado de cada número, o nome do grupo, dias de observação e resultados observados.
Repita os passos acima, mas use um tipo diferente de pão nas outras bolsas. Assegure-se de etiquetar as bolsas corretamente, assim se saberá o que elas contêm.
Coloque todas as oito bolsas em um lugar escuro e morno (30º C). Observe-os diariamente, durante 2 semanas. Registre seus resultados em um quadro.
Alerte os alunos para MATEREM OS SACOS FECHADOS, pois o crescimento e amadurecimento dos fungos produz esporos, que estarão em grande quantidade dentro dos sacos.
Variações possíveis
Neste experimento podem variar:
A fonte de alimento – no lugar do pão podem ser utilizadas fatias de frutas e de legumes crus ou cozidos;
O líquido que umedece a fonte de alimento – podem ser aumentadas as quantidades de líquido ou podem ser utilizados desinfetantes ou antissépticos, variando-se as diluições dos mesmos;
Luz e escuridão – os sacos podem ser feitos em duplicata e comparar-se os resultados da exposição ou não à luz.
Intervalo de tempo – faça observações mais longas, de mais de duas semanas, por exemplo.
Conteúdos de inserção do experimento:
Características Gerais dos seres vivos;
Citologia – metabolismo celular: fermentação, respiração e fotossíntese;
Seres vivos – reino Fungi;
Ecologia – ciclos biogeoquímicos.
Temas transversais
Saúde – vários métodos de conservação dos alimentos;
Meio ambiente – equilíbrio entre os seres vivos, importância dos micróbios para a manutenção da vida no Planeta;
Ética e Cidadania – direito à informação e à saúde.
Informações úteis
Fungos são decompositores. Como tal, a maioria libera enzimas ao seu redor para digerir o alimento. Eles mantêm os ecossistemas equilibrados, degradando organismos mortos, repondo substâncias nos ciclos biogeoquímicos. Para sobreviver, eles precisam de umidade, nutrientes, calor e escuridão.
O pão contém grandes quantidades de amido, que é uma grande fonte de alimento para fungos. Estes crescem tanto em pães, quanto em frutas. Suas colônias podem ser esverdeadas, pretas, ou penugentas. Eles hidrolisam o amido e liberam glicose . A glicose é um monômero que compõe o amido, e é usada pelos fungos e bactérias como uma fonte de energia.
O mofo produz esporos que são estruturas especiais de propagação dos fungos. Se os esporos pousam em um lugar propício, geram mais mofo.
Leitura Recomendada
Brock T. D; M. T. Madigan; J. M Martinko; J. Parker. Biology of Microorganisms. 1994. Prentice Hall, New Jersey, 909 p.
Pelczar, M. J.; E. C. S. Chan; Noel R. Krieg. Microbiologia, Conceitos e Aplicações.. 1997, Segunda edição. Makron Books, São Paulo, 517 p.
Ronald, M. Microorganisms in our World. Atlas. 1995. Mosby, St. Louis, 765 p.
Roitman I.; L. R. Travassos; J. L. Azevedo. Tratado de Microbiologia.. 1991. Editora Manole, São Paulo, 126 p.

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