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O conteúdo deste blog é de material didático, com sugestões de atividades e aulas práticas com material de baixo custo.
As propostas são elaboradas por mim, com base em pesquisas em diferentes bases de dados. As propostas foram testadas em turmas de ensino médio e fundamental, ou com professores de várias áreas.
CASO USE NOSSO CONTEÚDO, POR FAVOR CITAR A FONTE:
Autora: RTSR, Adila

sábado, 1 de setembro de 2007

Micróbios do ar

Objetivo
Provar que existem micróbios no ar.
Tempo da atividade
60 minutos de preparação da atividade e 1 semana de observação
O que você precisa:
Dois frascos de vidro ou 2 tubos de ensaio grandes;
Um pedaço de tubo de vidro reto (3 cm)
Um chumaço de algodão hidrófobo para fazer as rolhas dos frascos;
Gelatina sem sabor
Algumas fatias de banana
Uma panela de pressão
Uma lata que caiba na panela de pressão
Desenvolvimento
Prepare a gelatina segundo as instruções do fabricante, e misture com a banana amassada, criando uma solução nutritiva. Despeje um pouco em cada um dos frascos ou tubos de ensaio.
Tampe o frasco 1 com algodão. No frasco 2 fixe o tubo reto no algodão e feche o frasco..
Coloque os 2 frascos dentro da lata, e em seguida, coloque a lata dentro da panela de pressão. Coloque água até metade da altura da lata. Para que a lata não bóie, coloque pesos no fundo da mesma (moedas, por exemplo). Calce bem os frascos para não tombarem. Feche a panela e leve ao fogo. Deixe apitar e conte 10 minutos para apagar o fogo. Espere esfriar para retirar a tampa.
Observe os três frascos pelo período de uma semana.
Variações possíveis
Caso seja possível conseguir um tubo em forma de “S”, monte um terceiro frasco como o indicado na figura abaixo. Desta forma é possível reproduzir os experimentos de Pasteur,
É possível, ainda substituir o caldo nutritivo pelo caldo nutritivo proposto em Meios de cultura.
Conteúdos de inserção do experimento:
Características Gerais dos seres vivos;
Citologia – química da célula (compostos com função energética); metabolismo celular: fermentação, respiração e fotossíntese;
Seres vivos – Monera e Fungi;
Origem da vida – os experimentos de Pasteur.
Temas transversais
Saúde – importância dos micróbios na produção de alimentos, conservação de alimentos;
Meio ambiente – utilização de micróbios pelo Homem;
Ética e Cidadania – direito à alimentação;
Informações úteis
Séc XIX – Louis Pasteur, químico francês, derrotou a hipótese da geração espontânea em 1862. Ele ferveu caldo de carne em frascos de pescoço de cisne, que deixavam entrar o ar, mas não os micróbios. Para demonstrar que a ausência de micróbios não se devia à falta do “princípio vital”, após alguns dias, Pasteur inclinou o frasco de modo a que o caldo estéril entrasse em contato com os micróbios do ar: dentro de dezoito horas os frascos estavam cheios de micróbios.
O frasco com o tubo reto apresentará mofo (crescimento de fungos), porque os micróbios do ar entraram no frasco, encontraram condições propícias de se desenvolver e se multiplicaram;
O frasco com rolha de algodão não permitiu a entrada de micróbios do ar, portanto não haverá crescimento;
O frasco com tubo em S permite a entrada do ar, mas os micróbios ficam retidos nas paredes curvas do tubo de vidro, portanto o frasco ficará sem contaminação.
Leitura recomendada
Revista Nova Escola – Um cientista de Inúmeras Descobertas – Revista Nova Escola – Janeiro/Fevereiro de 2000- pg38-40.

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