Objetivos
Reconhecer as diversas formas de classificação dos seres vivos.
Vamos começar as
atividades fazendo um exercício de “treinamento de sua veia cientifica”.
Imagine-se no ano
2523, quando é descoberto um sistema solar em uma nova galáxia. São encontradas
muitas semelhanças entre nosso sistema solar e este novo mundo, inclusive com
um planeta que se assemelha à Terra.
Uma sonda espacial é
enviada a esse planeta, e ela manda de volta para a Terra uma variedade de
organismos vivos diferentes, por uma coluna de transporte molecular
(teletransporte).
Vocês, que são os
cientistas que estudam estes organismos, percebem que é necessário desenvolver
um “esquema de classificação”, para poder comparar as novas formas de vida
encontradas neste sistema (os “ETs”) aos organismos da Terra.
Para isso, todos os
seres são desenhados e cópias desses desenhos são distribuídas.
Oficina sobre Biodiversidade – Trabalho
em grupo
Você vai precisar de:
-
cópias das figuras dos ETs recortadas (um jogo de cartões para cada grupo);
-
papel manilha e cola
O seu papel é estudar as ilustrações das criaturas e
desenvolver um possível esquema de classificação baseado na observação de cada
organismo.
As cópias das figuras dos ETs são os Cartões de Organismos. Cada grupo deve estudar os cartões
cuidadosamente, buscando semelhanças e diferenças, procurando regularidades.
Anote as características semelhantes e as diferenças
entre as criaturas.
Construa uma tabela para ajudar a organizar suas
observações, com colunas para descrever detalhes como existência de cabelo ou
pelos, de antenas, e de olhos, entre outras.
Estude os cartões novamente e arrume-os em grupos,
baseado nas semelhanças e diferenças observadas.
Quando o grupo estiver satisfeito com os resultados, monte
um cartaz para apresentar este resultado. Dê nomes aos grupos de novas formas
de vida.
Apresente seu esquema de classificação para todos.
Lembre que você vai ter que justificar seu esquema!
Como seu esquema de classificação se compara aos
criados pelos outros grupos?
RODRIGUES, A. R. T. S. Uma proposta para a montagem de um laboratório
criativo para aulas práticas de Microbiologia. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso
(Especialização) - Ensino de Ciências e Biologia, Departamento de Bioquímica Médica,
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.
Fonte: http://archives.microbeworld.org/resources/experiment/pgs1-6.pdf
RODRIGUES, A. R. T. S. Uma proposta para a montagem de um laboratório
criativo para aulas práticas de Microbiologia. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso
(Especialização) - Ensino de Ciências e Biologia, Departamento de Bioquímica Médica,
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.
Fonte: http://archives.microbeworld.org/resources/experiment/pgs1-6.pdf
8 comentários:
Que proposta maravilhosa para ensinar classificação para adolescentes! Sempre busquei algo assim, que fosse instigante e ao mesmo tempo estimulasse a compreensão, e encontrei nesse jogo! PARABÉNS!
Acho uma ótima ideia, estava procurando algo assim.
Incrível, Meus parabéns!!!
Obrigada por compartilhar, já irei usar.
Muito obrigado por compartilhar a oficina com os materiais. Irei usar em minhas aulas.
show!
Obrigada por compartilhar esta ideia tão maravilhosa! Vou adaptá-la ao mundo virtual e fazer uma aula on line com sua ideia sobre os extra terrestres!
Postar um comentário