Conteúdo

O conteúdo deste blog é de material didático, com sugestões de atividades e aulas práticas com material de baixo custo.
As propostas são elaboradas por mim, com base em pesquisas em diferentes bases de dados. As propostas foram testadas em turmas de ensino médio e fundamental, ou com professores de várias áreas.
CASO USE NOSSO CONTEÚDO, POR FAVOR CITAR A FONTE:
Autora: RTSR, Adila

domingo, 3 de junho de 2012

Jogo da seleção natural


O Jogo da Seleção Natural
O objetivo do jogo é mostrar como a seleção natural age sobre os seres vivos, selecionando as caraterísticas das espécies.
Neste jogo, você vai treinar seus olhos de ave!
Você é um pássaro caçador na floresta, e tem 10 segundos procurar sua presa e se alimentar. Você  se alimenta de uma única espécie de inseto, que pode ser azul ou verde.
Para esta atividade você vai precisar, para cada grupo de quatro alunos, de uma caixa de papelão com cerca de 50cm de largura por 50cm de comprimento, e paredes laterais com 20 centímetros de altura. E de 30 palitos de fósforo (sem a cabeça), dos quais 15 devem ser pintados de verde e 15 pintados de azul.
E mais: papel crepom e papel de seda  em vários tons de verde amassados, filetados, picotados e picados. Os papéis verdes serão a floresta, por isso faça uma variedade de formas de apresentação do papel. O papel deve ser em quantidade suficiente para cobrir o fundo da caixa, e ficar numa altura de 10 centímetros.
Agora escolha os caçadores: cada grupo vai escolher três caçadores e um contador de presas. Os caçadores devem pegar os insetos para se alimentar. O contador vai avaliar se os caçadores estão sendo eficientes, e cronometrar o tempo de cada um. E vamos ao ataque!
Cada caçador tem 10 segundos para caçar o maior número de insetos possível de qualquer cor. O caçador entrega ao contador os palitos para que ele anote os números de palitos azuis e verdes. Os palitos não devem ser devolvidos para a caixa entre um caçador e outro.
Caso haja apenas uma caixa para a floresta, recoloque os palitos entre um grupo de alunos e outro.
Esta atividade pode ser feita em área livre gramada. Basta demarcar com um barbante e estacas uma área de 1 metro quadrado para cada grupo de alunos, e aumentar o número de palitos, 25 para cada cor.
Vamos avaliar o desempenho de cada caçador usando o quadro abaixo, que deve ser preenchido pelo contador:



Nº de insetos verdes
Nº de insetos azuis
Caçador 1


Caçador 2


Caçador 3



Depois de preencher a tabela, faça as contas: quantos verdes e quantos azuis sobraram?
Agora vamos discutir:
Considere a característica cor do inseto: são possíveis as variações verde e azul.
Qual das duas leva vantagem no meio ambiente?
Qual a cor mais encontrada na natureza? O desempenho dos caçadores foi o mesmo? Haveria diferença se a mata fosse azul?

Caderno de Exploração e Registro
Registro: anote os resultados obtidos e compare com aqueles que você obterá com seus estudantes.
Anote o resultado das questões propostas para discussão.

Nenhum comentário: