O Jogo da Seleção Natural
O
objetivo do jogo é mostrar como a seleção natural age sobre os seres vivos,
selecionando as caraterísticas das espécies.
Neste
jogo, você vai treinar seus olhos de ave!
Você
é um pássaro caçador na floresta, e tem 10 segundos procurar sua presa e se
alimentar. Você se alimenta de uma única
espécie de inseto, que pode ser azul ou verde.
Para
esta atividade você vai precisar, para cada grupo de quatro alunos, de uma
caixa de papelão com cerca de 50cm de largura por 50cm de comprimento, e
paredes laterais com 20 centímetros de altura. E de 30 palitos de fósforo (sem
a cabeça), dos quais 15 devem ser pintados de verde e 15 pintados de azul.
E
mais: papel crepom e papel de seda em
vários tons de verde amassados, filetados, picotados e picados. Os papéis
verdes serão a floresta, por isso faça uma variedade de formas de apresentação
do papel. O papel deve ser em quantidade suficiente para cobrir o fundo da
caixa, e ficar numa altura de 10 centímetros.
Agora
escolha os caçadores: cada grupo vai escolher três caçadores e um contador de
presas. Os caçadores devem pegar os insetos para se alimentar. O contador vai
avaliar se os caçadores estão sendo eficientes, e cronometrar o tempo de cada
um. E vamos ao ataque!
Cada
caçador tem 10 segundos para caçar o maior número de insetos possível de
qualquer cor. O caçador entrega ao contador os palitos para que ele anote os
números de palitos azuis e verdes. Os palitos não devem ser devolvidos para a
caixa entre um caçador e outro.
Caso
haja apenas uma caixa para a floresta, recoloque os palitos entre um grupo de
alunos e outro.
Esta atividade pode ser
feita em área livre gramada. Basta demarcar com um barbante e estacas uma área
de 1 metro quadrado para cada grupo de alunos, e aumentar o número de palitos,
25 para cada cor.
Vamos
avaliar o desempenho de cada caçador usando o quadro abaixo, que deve ser
preenchido pelo contador:
|
Nº de insetos verdes
|
Nº de insetos azuis
|
Caçador 1
|
|
|
Caçador 2
|
|
|
Caçador 3
|
|
|
Depois
de preencher a tabela, faça as contas: quantos verdes e quantos azuis sobraram?
Agora
vamos discutir:
Considere
a característica cor do inseto: são possíveis as variações verde e azul.
Qual
das duas leva vantagem no meio ambiente?
Qual
a cor mais encontrada na natureza? O desempenho dos caçadores foi o mesmo?
Haveria diferença se a mata fosse azul?
Caderno de Exploração e Registro
Registro: anote os resultados
obtidos e compare com aqueles que você obterá com seus estudantes.
Anote o resultado das questões
propostas para discussão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário