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O conteúdo deste blog é de material didático, com sugestões de atividades e aulas práticas com material de baixo custo.
As propostas são elaboradas por mim, com base em pesquisas em diferentes bases de dados. As propostas foram testadas em turmas de ensino médio e fundamental, ou com professores de várias áreas.
CASO USE NOSSO CONTEÚDO, POR FAVOR CITAR A FONTE:
Autora: RTSR, Adila

domingo, 3 de junho de 2012

Varal do tempo


TEXTO PARA LEITURA – O tempo e a vida
Para cada um dos seres vivos que vive na Terra – e são muitos – o tempo passa diferente...
Para os brasileiros, a expectativa de vida em 1940 era de cerca de 50 anos, hoje é de pouco mais de 70 anos. Isto no faz refletir: hoje chamar uma mulher de 40 anos de idosa é uma ofensa, mas em 1940 era a constatação de uma realidade. Portanto, o tempo é sentido de modo diferente, em épocas diferentes.
E para grande parte das espécies vivas, a vida compreende o espaço entre nascer, crescer, reproduzir-se e morrer.
Para os cães este espaço de tempo está entre 6 a 15 anos.  Para as tartarugas dos Galápagos, este tempo é de 100 a 200 anos. Para o bicho-da-seda, o tempo necessário para nascer, crescer, reproduzir e morrer é de 15 dias. Assim, na natureza, quando nos perguntam se o mosquito vive muito ou pouco, a resposta é que ele vive o bastante para cumprir seu ciclo de vida.
O tempo e as bactérias
As bactérias se reproduzem apenas dividindo seus componentes celulares em duas partes. Este processo se chama divisão binária, que é uma forma de reprodução assexuada. Neste tipo de reprodução as características hereditárias são mantidas as mesmas em todos os indivíduos.
Reprodução assexuada é a forma de reprodução na qual um único indivíduo dá origem a dois outros, ou a mais de dois.  Existem várias formas de reprodução assexuada como o brotamento: surge um broto do corpo do indivíduo, e quando o broto cresce o suficiente, ele se destaca do indivíduo que o originou. Uma das vantagens da reprodução assexuada é que o indivíduo não precisa se arriscar na procura, ou na luta, por um parceiro.
Os indivíduos gerados por reprodução assexuada geram descendentes com a mesma carga genética do indivíduo que os originou, portanto os filhos são cópias genéticas dos pais.
Você reproduz uma planta de forma assexuada quando quebra o galho de uma roseira e o enterra. O resultado é um clone da planta original!
Há quanto tempo você fazia clonagens e não sabia?
As bactérias produzem clones de si mesmas por reprodução assexuada, desta forma elas são imortais!!!!!!Em geral, antes que uma célula degenere, ela já deu origem à outra! Então, as bactérias não têm tempo de vida, elas têm tempo de geração. O tempo de geração é o tempo que uma célula bacteriana demora a dar origem a duas outras.
Enquanto medimos o tempo de vida de um animal desde o momento que ele nasce até o que ele morre, nas bactérias medimos seu tempo de geração.




ATIVIDADE 11 – O varal do tempo  
Você vai precisar de uma folha de papel ofício, fita adesiva, um barbante, uma caneta e uma trena. Meça 1 metro do barbante e corte. Este metro representa cem anos, nele cada centímetro representa 1 ano.
Escolha 3 momentos importantes da sua vida, pense nos eventos que mais marcaram,  escolha 3 momentos que você gostaria que acontecessem, projete coisas importantes que você pretende fazer no futuro.
Marque o barbante com a caneta a cada 10cm. Cada 10 cm de barbante irão corresponder a 10 anos de sua vida.  Marque no barbante a medida correspondente a 70 anos (que é a perspectiva de vida do brasileiro).
Pense nos eventos importantes da sua vida e vá marcando no barbante os centímetros correspondentes à idade em que estes eventos aconteceram, ou que irão acontecer.
Faça uma pequena etiqueta com o papel ofício identificando este evento. Assim, se aos seis anos você entrou pela primeira vez na escola, marque seis centímetros e coloque uma etiqueta .
Agora preveja o futuro, e coloque o que você acredita que vai acontecer de mais importante na sua vida. Coloque no varal os seus planos.
Compare o seu varal do tempo com o de seus colegas.
Observe que cada pessoa vivencia o tempo de maneira diferente. Alguns começam na escola mais cedo, outros mais tarde, em quanto outros tiveram que parar a jornada de estudos no meio para recomeçar depois.  E as perspectivas futuras de cada um também são bastante diferentes...

Continuando...
Se você associar a este varal outras etiquetas com os momentos importantes na história da sua comunidade ou do seu país, você terá noção de como o tempo passa para você e para as pessoas ao seu redor.



TEXTO PARA LEITURA  – O varal do tempo da Terra
Assim como o tempo é um fator determinante no desenvolvimento dos seres vivos, e cada um o vivencia de forma diferente, a Terra e o Universo contam o tempo de forma diferente. O tempo de vida do Planeta Terra está dividido em intervalos  que representam eventos da evolução da Terra. A escala do tempo geológico está dividida Éons, Eras, Períodos e Épocas. Na tabela abaixo estão os eventos importantes da  história da Terra.
Tabela – O varal do tempo da vida na Terra
Éon
Era
Período
Época
Idade milhões de anos
Características
Fanero-zóico
Ceno-zóico
Quaternário
Holoceno (Recente)
0,01
Aparecimento do homem / Glaciação no hemisfério norte
Idade dos mamí-feros
Pleistoceno
1,6
Terciária
Plioceno
5,3

Mioceno
 23,7
Oligoceno
 36,6
Proliferação dos primatas
Eoceno
 57,8

Paleoceno
 65,4
Primeiros cavalos

Meso-zóico
Cretáceo
 144
Plantas com flores
Extinção dos dinossauros

Idade dos répteis
Jurássico
 208
Primeiros pássaros e mamíferos
Triássico
 245
Primeiros dinossauros

Paleo-zóico
Permiano
 286
Extinção dos trilobitas
Idade dos anfíbios

Carbonífero
360
Primeiros répteis

Grandes árvores primitivas

Devoniano
 408
Primeiros anfíbios
Idade dos peixes

Siluriano
 438
Primeiras plantas terrestres

Ordovicano
505
Primeiros peixes
Idade dos inverte-brados

Cambriano
 570
Primeiras conchas/ Trilobitas dominantes
Proteo-zóico
Pré-Cambriano-briano
Neoproterozóico
2.500
Primeiros organismos multicelulares

          


Mesoproteozóco
Paleoproteozóico
3.800
 Primeiros organismos unicelulares
Idades das rochas mais antigas
Arqueano


Hadeano
4.500

Você reparou que esta tabela tem, no alto, os eventos mais recentes?

Uma reflexão sobre o tempo
"Imagine que os 4,5 bilhões de anos da Terra foram comprimidos em um só ano (entre parênteses colocamos a idade real de cada evento). Nesta escala de tempo, as rochas mais antigas que se conhece (cerca de 3,6 bilhões de anos) teriam surgido apenas em março. Os primeiros seres vivos (cerca de 3,4 bilhões de anos) apareceram nos mares em maio. As plantas e os animais terrestres surgiram no final de novembro (a menos de 400 milhões de anos). Os dinossauros dominaram os continentes e os mares nos meados de dezembro, mas desapareceram no dia 26 (de 190 a 65 milhões de anos), mais ou menos a mesma época em que as montanhas rochosas começaram a se elevar. Os humanóides apareceram em algum momento da noite de 31 de dezembro (há aproximadamente 11 milhões de anos). Roma governou o mundo durante 5 segundos, das 23h:59m:45s até 23h:59:50s. Colombo descobriu a América (1492) 3 segundos antes da meia noite, e a geologia nasceu com as escritos de James Hutton (1795), Pai da Geologia Moderna, há pouco mais que 1 segundo antes do final desse movimentado ano dos anos." (extraído de Eicher, 1968)

ATIVIDADE 12 – O varal do tempo da vida na Terra  
Consulte a tabela e complete o exercício abaixo:
A formação da Terra aconteceu há 4,5 bilhões de anos.
O surgimento dos primeiros seres vivos aconteceu há  _____________________ de anos.
O surgimento dos primeiros dinossauros aconteceu há  __________________ de anos.
A extinção dos dinossauros aconteceu há  _______________________ de anos.
O surgimento do Homem aconteceu há  _______________________ de anos. 
Observe que o tempo geológico é contado em milhões de anos.

Você pode construir um mural da vida do nosso planeta, da mesma forma que você construiu o varal da sua vida. Faça as contas para transformar os anos geológicos em centímetros num barbante.
Cada metro no barbante corresponde a 1 bilhão de anos.
Cada 10 centímetros correspondem a ______________  anos. 
Agora cada centímetro corresponde a ______________ anos.
Da mesma forma que você colocou etiquetas para os acontecimentos importantes da sua vida, você pode fazer o mesmo para os acontecimentos importantes para o planeta Terra.

Agora você é capaz de responder a perguntas importantes:
Os homens conviveram com os dinossauros?
Quanto tempo demorou para que o Homem (Homo sapiens) surgisse no planeta Terra?


A. Trubat & M.F. Barroso, Seres vivos - Textos e experimentos para o ensino de física e de ciências. Materiais do LIMC elaborados para a REDE Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica, da SEB/MEC (E-LIMC, 2008, 60 p.)

Um comentário:

Unknown disse...

E bom contar com pessoas igual a você, que não é egoísta, compartilha com outros o seu trabalho.
A vida é isso aprendemos e ensinamos com pequenos gestos e com grandes atitudes e isso é a maior lição que podemos colher ao longo dos nossos dias. Obrigada!