Conteúdo

O conteúdo deste blog é de material didático, com sugestões de atividades e aulas práticas com material de baixo custo.
As propostas são elaboradas por mim, com base em pesquisas em diferentes bases de dados. As propostas foram testadas em turmas de ensino médio e fundamental, ou com professores de várias áreas.
CASO USE NOSSO CONTEÚDO, POR FAVOR CITAR A FONTE:
Autora: RTSR, Adila

domingo, 3 de junho de 2012

Eu sou o arqueólogo

Objetivos: 
Apresentar as evidências, e a maneira como essas evidências foram encontradas, para compreender como a vida em nosso planeta foi se modificando.

Introdução
Temos uma pergunta: será que a vida na Terra foi sempre igual a como existe hoje?

Instruções para montagem da Atividade “Você é o paleontólogo”

Nas figuras a seguir, há vários desenhos de pedaços de ossos de esqueletos de dinossauros.  Copie-os em cartolina e recorte-os.  Use a cartolina como molde para fazer os fósseis em EVA (emborrachado) ou em papel cartão.  Não se esqueça de numerar as peças!

Coloque numa caixa cheia de papel (camadas de papel de cores e texturas diferentes) os vários recortes de esqueletos de dinossauros feitos em cartolina ou emborrachado.  Com isso você monta um campo de exploração.
 
Para guardar os recortes de ossos, construa com uma garrafa PET (de Coca-Cola) um recipiente: recote a garrafa horizontalmente com cuidado na região que fica logo acima da curva (uns 15 cm acima do fundo da garrafa). Use as ranhuras da garrafa para fazer o fechamento do recipiente: corte verticalmente, de duas em duas, as ranhuras.


A. Trubat & M.F. Barroso, Seres vivos - Textos e experimentos para o ensino de física e de ciências. Materiais do LIMC elaborados para a REDE Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica, da SEB/MEC (E-LIMC, 2008, 60 p.)





ATIVIDADE – Em grupo - Você é o paleontólogo

Esta sala contém um importante sítio arqueológico. 
Simularemos o trabalho de um paleontólogo, desenterrando fósseis com um pincel neste campo arqueológico (no final desta unidade, mostramos a você como preparar um para seus alunos).

A Paleontologia (do grego palaiós, antigo + óntos, ser + lógos, tratado) é a ciência natural que estuda a vida do passado da Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico, bem como os processos de integração da informação biológica no registo geológico, isto é, a formação dos fósseis.
Enquanto executa a tarefa, vá anotando (em seu caderno de registro) o número e o aspecto das camadas pelas quais você vai passar, até desenterrar completamente o fóssil.  
Caderno de Exploração e Registro
Registro: anote todos os passos desta atividade.  Após terminá-la, discuta com seus colegas o que você concluiu desta unidade e anote as idéias principais da turma.
À medida que vai desenterrando, observe com cuidado a posição do pedaço,  para que seja mais fácil montar seu fóssil.
Ao terminar de montá-lo, responda às questões abaixo:
 Você pode, pelas características do fóssil, descobrir seus hábitos alimentares?
Que características do fóssil estão presentes nos animais que vivem hoje?




A. Trubat & M.F. Barroso, Seres vivos - Textos e experimentos para o ensino de física e de ciências. Materiais do LIMC elaborados para a REDE Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica, da SEB/MEC (E-LIMC, 2008, 60 p.)

Nenhum comentário: