Conteúdo

O conteúdo deste blog é de material didático, com sugestões de atividades e aulas práticas com material de baixo custo.
As propostas são elaboradas por mim, com base em pesquisas em diferentes bases de dados. As propostas foram testadas em turmas de ensino médio e fundamental, ou com professores de várias áreas.
CASO USE NOSSO CONTEÚDO, POR FAVOR CITAR A FONTE:
Autora: RTSR, Adila

domingo, 3 de junho de 2012

Jogo da classificação dos seres vivos


Objetivos
Reconhecer as diversas formas de classificação dos seres vivos.

Introdução
Vamos começar as atividades fazendo um exercício de “treinamento de sua veia cientifica”. 
Imagine-se no ano 2523, quando é descoberto um sistema solar em uma nova galáxia. São encontradas muitas semelhanças entre nosso sistema solar e este novo mundo, inclusive com um planeta que se assemelha à Terra.
Uma sonda espacial é enviada a esse planeta, e ela manda de volta para a Terra uma variedade de organismos vivos diferentes, por uma coluna de transporte molecular (teletransporte).
Vocês, que são os cientistas que estudam estes organismos, percebem que é necessário desenvolver um “esquema de classificação”, para poder comparar as novas formas de vida encontradas neste sistema (os “ETs”) aos organismos da Terra.
Para isso, todos os seres são desenhados e cópias desses desenhos são distribuídas.


Oficina sobre Biodiversidade – Trabalho em grupo

Você vai precisar de:
- cópias das figuras dos ETs recortadas (um jogo de cartões para cada grupo);
- papel manilha e cola

O seu papel é estudar as ilustrações das criaturas e desenvolver um possível esquema de classificação baseado na observação de cada organismo.  

As cópias das figuras dos ETs são os Cartões de Organismos.  Cada grupo deve estudar os cartões cuidadosamente, buscando semelhanças e diferenças, procurando regularidades.
Anote as características semelhantes e as diferenças entre as criaturas.
Construa uma tabela para ajudar a organizar suas observações, com colunas para descrever detalhes como existência de cabelo ou pelos, de antenas, e de olhos, entre outras.
Estude os cartões novamente e arrume-os em grupos, baseado nas semelhanças e diferenças observadas.
Quando o grupo estiver satisfeito com os resultados, monte um cartaz para apresentar este resultado. Dê nomes aos grupos de novas formas de vida.
Apresente seu esquema de classificação para todos.
Lembre que você vai ter que justificar seu esquema!

Como seu esquema de classificação se compara aos criados pelos outros grupos?


RODRIGUES, A. R. T. S. Uma proposta para a montagem de um laboratório
criativo para aulas práticas de Microbiologia. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso
(Especialização) - Ensino de Ciências e Biologia, Departamento de Bioquímica Médica,
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.


Fonte: http://archives.microbeworld.org/resources/experiment/pgs1-6.pdf








3 comentários:

Profe Raquel disse...

Que proposta maravilhosa para ensinar classificação para adolescentes! Sempre busquei algo assim, que fosse instigante e ao mesmo tempo estimulasse a compreensão, e encontrei nesse jogo! PARABÉNS!

Prof. Fabricio LopesBio disse...

Acho uma ótima ideia, estava procurando algo assim.

Prof. Fabricio LopesBio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.