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O conteúdo deste blog é de material didático, com sugestões de atividades e aulas práticas com material de baixo custo.
As propostas são elaboradas por mim, com base em pesquisas em diferentes bases de dados. As propostas foram testadas em turmas de ensino médio e fundamental, ou com professores de várias áreas.
CASO USE NOSSO CONTEÚDO, POR FAVOR CITAR A FONTE:
Autora: RTSR, Adila

domingo, 3 de junho de 2012

Corpo humano - para começar a entender

CORPO  HUMANO
É importante que os professores de ensino fundamental compreendam como as crianças descobrem seu corpo e suas possibilidades. Explorando estas possibilidades elas podem adquirir novas linguagens.



OBJETIVOS
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
l  Entender que o corpo pode ser um instrumento de linguagem
l  Explorar a imagem corporal
l  Utilizar as medidas do corpo para explorar operações matemáticas



Nosso corpo é mais que um conjunto de órgãos funcionando em sincronia. Ele é um instrumento de comunicação com as pessoas e o mundo que nos cerca. É importante conhecer seu funcionamento e suas possibilidades. Nos “não nascemos sabendo”, e como todas as outras coisas, precisamos aprender como lidar com nosso próprio esquema corporal.
Para entender nosso corpo, vamos começar refletindo sobre a visão que o Homem tem de seu corpo através das pinturas rupestres.

UNIDADE 1 - O CORPO EM QUE VIVEMOS

Para os homens primitivos o corpo era um instrumento de luta pela sobrevivência. Os braços fortes serviam para lutar com os inimigos, e as pernas para correr dos predadores. Os artistas primitivos viam no corpo humano a inspiração para uma das mais antigas formas de arte conhecidas: a pintura rupestre.  As pinturas rupestres foram feitas com pigmentos naturais misturados a gorduras animais e vegetais. No Brasil algumas delas podem ter até 50 mil anos. Estas pinturas retratam o cotidiano do Homem e sua vida, seus sucessos e fracassos, suas crenças e seus rituais. Acredita-se que a maioria delas teria caráter educativo. Se você parar para pensar: você já utilizou imagens para ensinar aos seus alunos? Foi uma estratégia eficiente? Você poderia ensinar  sem as imagens?
As representações do corpo humano nas pinturas rupestres indicam uma estrutura básica: cabeça, tronco e membros. Embora esta representação apresente traços singelos, não faltam vigor e movimento. Elas reproduziam as técnicas de caça necessárias à sobrevivência, os rituais importantes e o modo de viver das pessoas. Por isso o corpo humano foi representado enfeitado para os rituais, ou executando os mais variados movimentos, em ação. Compare as pinturas rupestres com as de crianças de 3 a 6 anos, e você verá algumas semelhanças nas formas e nos movimentos. Da mesma maneira que as crianças de hoje, os homens primitivos usavam a linguagem das pinturas para contar histórias. Esta pode ser uma atividade estimulante para seus alunos: contar uma história usando apenas imagens.

Abaixo vemos uma pintura rupestre encontrada no Parque Nacional da Capivara, nordeste do Brasil. Observe bem a pintura e veja quanto movimento ela transmite. Os corpos das pessoas e dos animais estão fazendo os mais variados movimentos.



Observe a figura acima e descreva o que as pessoas estão fazendo.
Que história o pintor está nos contando com seu trabalho?










Será que você viu?

Todas as atividades humanas foram representadas em uma pintura simples.  Com representações simples dos movimentos humanos e dos animais. Através dessas representações você pode perceber:
l  A história de uma caçada difícil, na qual alguns caçadores podem ter morrido.
l  Uma cena de um ritual para uma grávida
l  Uma bela festa, com uma dança coreografada.
Você pode ter percebido outros movimentos, e todos eles expressam uma atividade humana. O corpo é utilizado como instrumento de linguagem. Sem a necessidade de usar a fala, podemos contar as histórias de nossas vidas.


Dicas para a sala de aula:
Você pode valorizar uma brincadeira tradicional de mimica. Peça a seus alunos para que usem gestos para contar uma história.


O homem primitivo acreditava que as funções, ou mau funcionamento do corpo, eram regidos por divindades. Eles acreditavam que as doenças eram fruto da ira dos deuses e sua cura deveria ser obtida por rituais. Será que seus alunos tem a mesma visão das doenças? Nos próximos textos você poderá ter uma pista.


A. Trubat & M.F. Barroso, Seres vivos - Textos e experimentos para o ensino de física e de ciências. 2009

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