CORPO HUMANO
É importante que os professores de ensino
fundamental compreendam como as crianças descobrem seu corpo e suas
possibilidades. Explorando estas possibilidades elas podem adquirir novas
linguagens.
OBJETIVOS
Ao
final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
l
Entender
que o corpo pode ser um instrumento de linguagem
l
Explorar
a imagem corporal
l
Utilizar
as medidas do corpo para explorar operações matemáticas
Nosso
corpo é mais que um conjunto de órgãos funcionando em sincronia. Ele é um
instrumento de comunicação com as pessoas e o mundo que nos cerca. É importante
conhecer seu funcionamento e suas possibilidades. Nos “não nascemos sabendo”, e
como todas as outras coisas, precisamos aprender como lidar com nosso próprio
esquema corporal.
Para
entender nosso corpo, vamos começar refletindo sobre a visão que o Homem tem de
seu corpo através das pinturas rupestres.
UNIDADE
1 - O CORPO EM QUE VIVEMOS
Para
os homens primitivos o corpo era um instrumento de luta pela sobrevivência. Os
braços fortes serviam para lutar com os inimigos, e as pernas para correr dos
predadores. Os artistas primitivos viam no corpo humano a inspiração para uma
das mais antigas formas de arte conhecidas: a pintura rupestre. As pinturas rupestres foram feitas com
pigmentos naturais misturados a gorduras animais e vegetais. No Brasil algumas
delas podem ter até 50 mil anos. Estas pinturas retratam o cotidiano do Homem e
sua vida, seus sucessos e fracassos, suas crenças e seus rituais. Acredita-se
que a maioria delas teria caráter educativo. Se você parar para pensar: você já
utilizou imagens para ensinar aos seus alunos? Foi uma estratégia eficiente?
Você poderia ensinar sem as imagens?
As
representações do corpo humano nas pinturas rupestres indicam uma estrutura
básica: cabeça, tronco e membros. Embora esta representação apresente traços
singelos, não faltam vigor e movimento. Elas reproduziam as técnicas de caça
necessárias à sobrevivência, os rituais importantes e o modo de viver das
pessoas. Por isso o corpo humano foi representado enfeitado para os rituais, ou
executando os mais variados movimentos, em ação. Compare as pinturas rupestres
com as de crianças de 3 a 6 anos, e você verá algumas semelhanças nas formas e
nos movimentos. Da mesma maneira que as crianças de hoje, os homens primitivos
usavam a linguagem das pinturas para contar histórias. Esta pode ser uma
atividade estimulante para seus alunos: contar uma história usando apenas
imagens.
Abaixo
vemos uma pintura rupestre encontrada no Parque Nacional da Capivara, nordeste
do Brasil. Observe bem a pintura e veja quanto movimento ela transmite. Os
corpos das pessoas e dos animais estão fazendo os mais variados movimentos.
Observe
a figura acima e descreva o que as pessoas estão fazendo.
Que
história o pintor está nos contando com seu trabalho?
Será
que você viu?
Todas
as atividades humanas foram representadas em uma pintura simples. Com representações simples dos movimentos
humanos e dos animais. Através dessas representações você pode perceber:
l
A
história de uma caçada difícil, na qual alguns caçadores podem ter morrido.
l
Uma
cena de um ritual para uma grávida
l
Uma
bela festa, com uma dança coreografada.
Você
pode ter percebido outros movimentos, e todos eles expressam uma atividade
humana. O corpo é utilizado como instrumento de linguagem. Sem a necessidade de
usar a fala, podemos contar as histórias de nossas vidas.
Dicas
para a sala de aula:
Você pode valorizar uma brincadeira
tradicional de mimica. Peça a seus alunos para que usem gestos para contar uma
história.
O
homem primitivo acreditava que as funções, ou mau funcionamento do corpo, eram
regidos por divindades. Eles acreditavam que as doenças eram fruto da ira dos
deuses e sua cura deveria ser obtida por rituais. Será que seus alunos tem a
mesma visão das doenças? Nos próximos textos você poderá ter uma pista.
A. Trubat & M.F. Barroso, Seres vivos - Textos e experimentos para o ensino de física e de ciências. 2009
A. Trubat & M.F. Barroso, Seres vivos - Textos e experimentos para o ensino de física e de ciências. 2009
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