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O conteúdo deste blog é de material didático, com sugestões de atividades e aulas práticas com material de baixo custo.
As propostas são elaboradas por mim, com base em pesquisas em diferentes bases de dados. As propostas foram testadas em turmas de ensino médio e fundamental, ou com professores de várias áreas.
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Autora: RTSR, Adila

terça-feira, 5 de junho de 2012

TEXTO PARA LEITURA – Evolução das espécies


Muitos estudiosos procuraram explicar a variedade de seres existentes hoje no planeta Terra.
Buffon, no século XVIII, no seu livro de 44 volumes, Histoire Naturelle, acoplava teorias de evolução, que mais tarde seriam estudadas por Lamarck e Darwin. Já propunha a influência do meio ambiente na evolução das espécies, e foi o primeiro cientista europeu a sugerir que a Terra tinha mais de 6000 anos, calculados por alguns religiosos. Isso abriu caminho para o estudo futuro das eras geológicas.
Lamarck, em 1809, publicou o Philosophie Zoologique,  no qual propunha que as características adquiridas podem passar de gerações futuras. Lamarck sabia que os fatores ambientais podem modificar os indivíduos, e que a utilização constante de alguns órgãos pode fazê-los crescer e seu desuso tenderia a fazê-los regredir. Weismann desmentiu Lamarck reproduzindo  camundongos de cauda cortada e obtendo camundongos com cauda intacta. 
Charles Darwin propôs a teoria da evolução baseando-se nas observações feitas durante cinco anos de viagens pelo mundo. Ele tinha 22 anos quando embarcou no veleiro Beagle da marinha britânica. O principal objetivo da viagem era mapear o hemisfério sul. Observando tentilhões e tartarugas, ele constatou como o meio ambiente de ilhas vizinhas tinha selecionado seus habitantes, a ponto de as populações se diferenciarem, e constituírem novas espécies. Embora tivesse começado a escrever o livro “A origem das espécies” em 1838, decorreram 21 anos até a sua publicação. Esta demora deveu-se, principalmente, à resistência que ele acreditava que enfrentaria por parte da sociedade da época. 
As principais bases da teoria da evolução de Darwin
A evolução é o constante processo de mudança no mundo vivo ao longo do tempo. O processo evolutivo mantém vivos os que tem mais chances de passar adiante suas características hereditárias. 
Segundo Darwin, todos os seres vivos descendem, em última análise, de um forma primitiva e muito simples de vida. Darwin nunca afirmou que o Homem descende do macaco! Ele propôs que macacos e humanos tiveram um ancestral comum.
As espécies tendem a se diferenciar, da mesma forma que os galhos em uma árvore vão se ramificando.
As populações se diferenciam de geração em geração, gradualmente.
As mudanças sofridas pelas espécies, ao longo do tempo, são postas a prova pelo meio ambiente. As mudanças que o meio ambiente seleciona são passadas para os descendentes.
Hoje sabemos que as mudanças são fruto das mutações ocorridas nos genes ao longo do tempo dentro das espécies. As mutações ocorrem ao acaso, e são postas a prova pelas condições ambientais.
Para estudar a evolução, teremos que entender como as espécies podem mudar ao longo do tempo, e como grupos de seres vivos pode originar espécies diferentes.
ATIVIDADE 15 – Qual o futuro da espécie?

Uma população de gafanhotos vive a beira de um rio com vegetação rasteira. A maioria dos animais é verde e se confunde com a paisagem. De vez em quando aparece um indivíduo na população. Certo dia uma fêmea, cheia de ovos, próxima do seu período de postura, atravessa o rio num pedaço de madeira. Do outro lado do rio, a paisagem é escura. Lá ela põe seu ovos, e alguns dos seus filhotes nascem escuros.


O que pode acontecer com os dois grupos de gafanhotos?

 A. Trubat & M.F. Barroso – p.  47

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