TEXTO PARA LEITURA – O tempo e a vida
Para
cada um dos seres vivos que vive na Terra – e são muitos – o tempo passa
diferente...
Para
os brasileiros, a expectativa de vida em 1940 era de cerca de 50 anos, hoje é
de pouco mais de 70 anos. Isto no faz refletir: hoje chamar uma mulher de 40
anos de idosa é uma ofensa, mas em 1940 era a constatação de uma realidade.
Portanto, o tempo é sentido de modo diferente, em épocas diferentes.
E
para grande parte das espécies vivas, a vida compreende
o espaço entre nascer, crescer,
reproduzir-se e morrer.
Para
os cães este espaço de tempo está entre 6 a 15 anos. Para as tartarugas dos Galápagos, este tempo
é de 100 a 200 anos. Para o bicho-da-seda, o tempo necessário para nascer,
crescer, reproduzir e morrer é de 15 dias. Assim, na natureza, quando nos
perguntam se o mosquito vive muito ou pouco, a resposta é que ele vive o
bastante para cumprir seu ciclo de vida.
O tempo e as bactérias
As bactérias
se reproduzem apenas dividindo seus componentes celulares em duas partes. Este
processo se chama divisão binária, que é uma forma de reprodução assexuada.
Neste tipo de reprodução as características hereditárias são mantidas as mesmas
em todos os indivíduos.
Reprodução
assexuada é a forma de reprodução na qual um único indivíduo dá origem a dois
outros, ou a mais de dois. Existem
várias formas de reprodução assexuada como o brotamento: surge um broto do
corpo do indivíduo, e quando o broto cresce o suficiente, ele se destaca do
indivíduo que o originou. Uma das vantagens da reprodução assexuada é que o
indivíduo não precisa se arriscar na procura, ou na luta, por um parceiro.
Os
indivíduos gerados por reprodução assexuada geram descendentes com a mesma
carga genética do indivíduo que os originou, portanto os filhos são cópias
genéticas dos pais.
Você
reproduz uma planta de forma assexuada quando quebra o galho de uma roseira e o
enterra. O resultado é um clone da planta original!
Há
quanto tempo você fazia clonagens e não sabia?
As
bactérias produzem clones de si mesmas por reprodução assexuada, desta forma
elas são imortais!!!!!!Em geral, antes que uma célula degenere, ela já deu
origem à outra! Então, as bactérias não têm tempo de vida, elas têm tempo de
geração. O tempo de geração é o tempo que uma célula bacteriana demora a dar
origem a duas outras.
Enquanto
medimos o tempo de vida de um animal desde o momento que ele nasce até o que
ele morre, nas bactérias medimos seu tempo de geração.
ATIVIDADE 11 – O varal do tempo
Você
vai precisar de uma folha de papel ofício, fita adesiva, um barbante, uma
caneta e uma trena. Meça 1 metro do barbante e corte. Este metro representa cem
anos, nele cada centímetro representa 1 ano.
Escolha
3 momentos importantes da sua vida, pense nos eventos que mais marcaram, escolha 3 momentos que você gostaria que
acontecessem, projete coisas importantes que você pretende fazer no futuro.
Marque
o barbante com a caneta a cada 10cm. Cada 10 cm de barbante irão corresponder a
10 anos de sua vida. Marque no barbante
a medida correspondente a 70 anos (que é a perspectiva de vida do brasileiro).
Pense
nos eventos importantes da sua vida e vá marcando no barbante os centímetros
correspondentes à idade em que estes eventos aconteceram, ou que irão
acontecer.
Faça
uma pequena etiqueta com o papel ofício identificando este evento. Assim, se
aos seis anos você entrou pela primeira vez na escola, marque seis centímetros
e coloque uma etiqueta .
Agora
preveja o futuro, e coloque o que você acredita que vai acontecer de mais
importante na sua vida. Coloque no varal os seus planos.


Compare
o seu varal do tempo com o de seus colegas.
Observe
que cada pessoa vivencia o tempo de maneira diferente. Alguns começam na escola
mais cedo, outros mais tarde, em quanto outros tiveram que parar a jornada de
estudos no meio para recomeçar depois. E
as perspectivas futuras de cada um também são bastante diferentes...
Continuando...
Se
você associar a este varal outras etiquetas com os momentos importantes na
história da sua comunidade ou do seu país, você terá noção de como o tempo passa
para você e para as pessoas ao seu redor.
TEXTO PARA LEITURA – O varal do tempo da Terra
Assim
como o tempo é um fator determinante no desenvolvimento dos seres vivos, e cada
um o vivencia de forma diferente, a Terra e o Universo contam o tempo de forma
diferente. O tempo de vida do Planeta Terra está dividido em intervalos que representam eventos da evolução da Terra.
A escala do tempo geológico está dividida Éons, Eras, Períodos e Épocas. Na
tabela abaixo estão os eventos importantes da
história da Terra.
Tabela – O varal do tempo da vida na Terra
Éon
|
Era
|
Período
|
Época
|
Idade milhões de anos
|
Características
|
||
Fanero-zóico
|
Ceno-zóico
|
Quaternário
|
Holoceno (Recente)
|
0,01
|
Aparecimento
do homem / Glaciação no hemisfério norte
|
Idade
dos mamí-feros
|
|
Pleistoceno
|
1,6
|
||||||
Terciária
|
Plioceno
|
5,3
|
|||||
Mioceno
|
23,7
|
||||||
Oligoceno
|
36,6
|
Proliferação
dos primatas
|
|||||
Eoceno
|
57,8
|
||||||
Paleoceno
|
65,4
|
Primeiros
cavalos
|
|||||
Meso-zóico
|
Cretáceo
|
144
|
Plantas
com flores
|
Extinção
dos dinossauros
|
Idade
dos répteis
|
||
Jurássico
|
208
|
Primeiros
pássaros e mamíferos
|
|||||
Triássico
|
245
|
Primeiros
dinossauros
|
|||||
Paleo-zóico
|
Permiano
|
286
|
Extinção
dos trilobitas
|
Idade
dos anfíbios
|
|||
Carbonífero
|
360
|
Primeiros
répteis
|
|||||
Grandes
árvores primitivas
|
|||||||
Devoniano
|
408
|
Primeiros
anfíbios
|
Idade
dos peixes
|
||||
Siluriano
|
438
|
Primeiras
plantas terrestres
|
|||||
Ordovicano
|
505
|
Primeiros
peixes
|
Idade
dos inverte-brados
|
||||
Cambriano
|
570
|
Primeiras
conchas/ Trilobitas dominantes
|
|||||
Proteo-zóico
|
Pré-Cambriano-briano
|
Neoproterozóico
|
2.500
|
Primeiros
organismos multicelulares
|
|||
Mesoproteozóco
Paleoproteozóico
|
3.800
|
Primeiros
organismos unicelulares
|
Idades
das rochas mais antigas
|
||||
Arqueano
|
|||||||
Hadeano
|
4.500
|
||||||
Você
reparou que esta tabela tem, no alto, os eventos mais recentes?
Uma reflexão sobre o tempo
"Imagine
que os 4,5 bilhões de anos da Terra foram comprimidos em um só ano (entre
parênteses colocamos a idade real de cada evento). Nesta escala de tempo, as
rochas mais antigas que se conhece (cerca de 3,6 bilhões de anos) teriam
surgido apenas em março. Os
primeiros seres vivos (cerca de 3,4 bilhões de anos) apareceram nos mares em maio. As plantas e os
animais terrestres surgiram no final de novembro (a menos de 400 milhões de
anos). Os dinossauros dominaram os continentes e os mares nos meados de
dezembro, mas desapareceram no dia 26 (de 190 a 65 milhões de anos), mais ou
menos a mesma época em que as montanhas rochosas começaram a se elevar. Os
humanóides apareceram em algum momento da noite de 31 de dezembro (há
aproximadamente 11 milhões de anos). Roma governou o mundo durante 5 segundos,
das 23h:59m:45s até 23h:59:50s. Colombo descobriu a América (1492) 3 segundos
antes da meia noite, e a geologia nasceu com as escritos de James Hutton
(1795), Pai da Geologia Moderna, há pouco mais que 1 segundo antes do final
desse movimentado ano dos anos." (extraído de Eicher, 1968)
ATIVIDADE 12 – O varal do tempo da vida na Terra
Consulte
a tabela e complete o exercício abaixo:
A
formação da Terra aconteceu há 4,5 bilhões de anos.
O
surgimento dos primeiros seres vivos aconteceu há _____________________ de anos.
O
surgimento dos primeiros dinossauros aconteceu há __________________ de anos.
A
extinção dos dinossauros aconteceu há
_______________________ de anos.
O
surgimento do Homem aconteceu há
_______________________ de anos.
Observe
que o tempo geológico é contado em milhões de anos.
Você
pode construir um mural da vida do nosso planeta, da mesma forma que você
construiu o varal da sua vida. Faça as contas para transformar os anos
geológicos em centímetros num barbante.
Cada
metro no barbante corresponde a 1 bilhão de anos.
Cada
10 centímetros correspondem a ______________
anos.
Agora
cada centímetro corresponde a ______________ anos.
Da
mesma forma que você colocou etiquetas para os acontecimentos importantes da
sua vida, você pode fazer o mesmo para os acontecimentos importantes para o
planeta Terra.
Agora
você é capaz de responder a perguntas importantes:
Os
homens conviveram com os dinossauros?
Quanto
tempo demorou para que o Homem (Homo sapiens) surgisse no planeta Terra?
A. Trubat & M.F. Barroso, Seres vivos - Textos e experimentos para o ensino de física e de ciências. Materiais do LIMC elaborados para a REDE Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica, da SEB/MEC (E-LIMC, 2008, 60 p.)
A. Trubat & M.F. Barroso, Seres vivos - Textos e experimentos para o ensino de física e de ciências. Materiais do LIMC elaborados para a REDE Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica, da SEB/MEC (E-LIMC, 2008, 60 p.)
Um comentário:
E bom contar com pessoas igual a você, que não é egoísta, compartilha com outros o seu trabalho.
A vida é isso aprendemos e ensinamos com pequenos gestos e com grandes atitudes e isso é a maior lição que podemos colher ao longo dos nossos dias. Obrigada!
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