
Basicamente, qualquer alimento pode servir como meio de cultura para micróbios. O professor pode despertar no aluno o senso de observação, chamando a atenção para as mudanças ocorridas nos alimentos. Entretanto, algumas preparações podem ser feitas, no sentido de produzir meios de culturas utilizados em laboratórios de Microbiologia. Estes meios podem ser:
Meios líquidos – podem ser obtidos com a fervura de carnes, cerca de 50 g para meio litro de água por 1 hora. Após esta fervura o caldo obtido deve ser coado em pano limpo para obtenção de um caldo claro. Depois deve ir para a geladeira até que se forme uma película de gordura, que deve ser totalmente removida. Este caldo pode ser colocado em tubos de ensaio, fechados com buchas de algodão hidrófobo, e esterilizados na panela de pressão (conforme indicado anteriormente). O caldo de cultura estéril tem um aspecto límpido, enquanto aquele que apresenta crescimento bacteriano se apresenta turvo.
Meios sólidos – são obtidos pelo acréscimo de cerca de 1,5 a 2% de agár (pode ser utilizado o agár comestível, encontrado em lojas de produtos naturais) ao caldo descrito acima. O agár deve ser acrescido ao caldo e levemente aquecido para que dissolva. Depois deve ser esterilizado em um frasco grande, o meio deve ser distribuído, ainda quente, em placas de Petri esterilizadas, ou por tubos de ensaio. A distribuição do meio deve ser feita na área de segurança de uma lamparina ou bico de Bunsen. Deve-se aguardar que o meio esfrie, para guardar as placas com o fundo para cima (tampa em baixo). Caso as placas de Petri ou tubos de ensaio não estejam disponíveis, pode-se utilizar frascos de vidro com tampa metálica, que devem estar, previamente, esterilizados. Os vidros e tubos devem ser deixados inclinados para esfriar, a tampa só deve ser completamente fechada quando o meio de cultura estiver totalmente frio.
Foram testados derivados de amido (de milho, de arroz e de batata) em substituição ao agár, na confecção de meios sólidos, entretanto nenhum deles se mostrou tão eficiente quanto o agár.
Meio sólido agár leite – consiste em um meio com 2,0% de leite em pó desnatado e 1,5 % de agár.
A figura mostra como colocar os meios de cultura envasados em potes para esfriar. A posição garante que o meio fique inclinado para facilitar sua utilização.
Meios semi-sólidos – são compostos por caldos acrescidos de cerca de 1% de agár. Servem para observar a mobilidade de alguns micróbios.
Um comentário:
Achei super legal a iniciativa deste blog... Acho que, para incrementar a divulgação dele, poderia ser feito um fórum na plataforma entre os pólos sobre o tema!!! Parabéns pela boa idéia...
Postar um comentário