Conteúdo

O conteúdo deste blog é de material didático, com sugestões de atividades e aulas práticas com material de baixo custo.
As propostas são elaboradas por mim, com base em pesquisas em diferentes bases de dados. As propostas foram testadas em turmas de ensino médio e fundamental, ou com professores de várias áreas.
CASO USE NOSSO CONTEÚDO, POR FAVOR CITAR A FONTE:
Autora: RTSR, Adila

terça-feira, 5 de junho de 2012

TEXTO PARA LEITURA – Evolução das espécies


Muitos estudiosos procuraram explicar a variedade de seres existentes hoje no planeta Terra.
Buffon, no século XVIII, no seu livro de 44 volumes, Histoire Naturelle, acoplava teorias de evolução, que mais tarde seriam estudadas por Lamarck e Darwin. Já propunha a influência do meio ambiente na evolução das espécies, e foi o primeiro cientista europeu a sugerir que a Terra tinha mais de 6000 anos, calculados por alguns religiosos. Isso abriu caminho para o estudo futuro das eras geológicas.
Lamarck, em 1809, publicou o Philosophie Zoologique,  no qual propunha que as características adquiridas podem passar de gerações futuras. Lamarck sabia que os fatores ambientais podem modificar os indivíduos, e que a utilização constante de alguns órgãos pode fazê-los crescer e seu desuso tenderia a fazê-los regredir. Weismann desmentiu Lamarck reproduzindo  camundongos de cauda cortada e obtendo camundongos com cauda intacta. 
Charles Darwin propôs a teoria da evolução baseando-se nas observações feitas durante cinco anos de viagens pelo mundo. Ele tinha 22 anos quando embarcou no veleiro Beagle da marinha britânica. O principal objetivo da viagem era mapear o hemisfério sul. Observando tentilhões e tartarugas, ele constatou como o meio ambiente de ilhas vizinhas tinha selecionado seus habitantes, a ponto de as populações se diferenciarem, e constituírem novas espécies. Embora tivesse começado a escrever o livro “A origem das espécies” em 1838, decorreram 21 anos até a sua publicação. Esta demora deveu-se, principalmente, à resistência que ele acreditava que enfrentaria por parte da sociedade da época. 
As principais bases da teoria da evolução de Darwin
A evolução é o constante processo de mudança no mundo vivo ao longo do tempo. O processo evolutivo mantém vivos os que tem mais chances de passar adiante suas características hereditárias. 
Segundo Darwin, todos os seres vivos descendem, em última análise, de um forma primitiva e muito simples de vida. Darwin nunca afirmou que o Homem descende do macaco! Ele propôs que macacos e humanos tiveram um ancestral comum.
As espécies tendem a se diferenciar, da mesma forma que os galhos em uma árvore vão se ramificando.
As populações se diferenciam de geração em geração, gradualmente.
As mudanças sofridas pelas espécies, ao longo do tempo, são postas a prova pelo meio ambiente. As mudanças que o meio ambiente seleciona são passadas para os descendentes.
Hoje sabemos que as mudanças são fruto das mutações ocorridas nos genes ao longo do tempo dentro das espécies. As mutações ocorrem ao acaso, e são postas a prova pelas condições ambientais.
Para estudar a evolução, teremos que entender como as espécies podem mudar ao longo do tempo, e como grupos de seres vivos pode originar espécies diferentes.
ATIVIDADE 15 – Qual o futuro da espécie?

Uma população de gafanhotos vive a beira de um rio com vegetação rasteira. A maioria dos animais é verde e se confunde com a paisagem. De vez em quando aparece um indivíduo na população. Certo dia uma fêmea, cheia de ovos, próxima do seu período de postura, atravessa o rio num pedaço de madeira. Do outro lado do rio, a paisagem é escura. Lá ela põe seu ovos, e alguns dos seus filhotes nascem escuros.


O que pode acontecer com os dois grupos de gafanhotos?

 A. Trubat & M.F. Barroso – p.  47

domingo, 3 de junho de 2012

RETORNO


Depois de uma longa ausência estou de volta. Mil perdões a quem fez comentários e não houve resposta.
De agora em diante o blog ganhará novas postagens, não só com material de microbiologia. Serão postadas novas aulas práticas de outros conteúdos para que possamos tornar nossas salas de aulas mais divertidas.
abçs
Adila

Texto - Classificação dos seres vivos


CLASSIFICAÇÕES
Classificações são feitas por vários motivos; entre eles, podemos citar:

1. Organizar a variadíssima coleção de seres vivos que habitam o nosso planeta com o objetivo de facilitar seu estudo;
2. Indicar a filogênese: a seqüência com que os seres vivos surgiram no planeta ou, mais especificamente, a história evolutiva de cada grupo. Desse modo, conseguimos descobrir o grau de “parentesco evolutivo” entre os diversos grupos de seres vivos.

Algumas dicas de critérios da classificação:
- Em princípio, quanto maior a semelhança entre dois grupos, maior seu grau de parentesco, isto é, mais próxima sua origem evolutiva. Em outras palavras, menor é o tempo em que ambos divergiram a partir de um ancestral comum.
- Quanto mais distantes forem duas espécies, maior será a diferença nas seqüências de DNA das duas espécies;
- Quanto maior a diferença na seqüência de aminoácidos, maior a distância evolutiva entre as duas espécies.

Cientistas costumam utilizar critérios para classificar os seres vivos.  Vários tipos de classificação são possíveis.

Ao longo da história foram criados vários sistemas que tentaram agrupar os seres vivos.
Aristóteles (384 - 322 a.C.), em  De Anima, traduzido para o árabe, dividia os seres vivos em plantas e animais agrupados  de acordo com semelhanças. Os animais eram divididos em Vertebrados, ou animais de sangue vermelho, e Invertebrados, animais sem sangue vermelho.
Teofrasto, discípulo de Aristóteles, descreveu todas as plantas conhecidas no seu tempo, classificando-as pelo tamanho em árvores, arbustos, subarbustos e ervas.
Santo Agostinho – séc. IV – dividia os animais em Úteis, Nocivos e Indiferentes em relação ao Homem.
Os sistemas de classificação até o começo do século XVIII dispunham de um número extremamente limitado de características dos organismos que estavam sendo analisados. A classificação dos animais, por exemplo, era feita de acordo com sua forma de locomoção: caminhantes, saltadores, voadores, nadadores.
No século XVIII surgiu a classificação com base na divisão dos seres em três reinos: Vegetalia ou Plantae, Animalia e Mineralia. Posteriormente, os seres vivos forma divididos em reinos: Protista , Plantæ , Animalia .
No século IXX foi sugerida a divisão em quatro reinos:
Reino Monera - bactérias e cianobactérias
Reino Protista - algas, protozoários e fungos
Reino Plantæ - de musgos até angiospermas
Reino Animalia - desde esponjas até os mamíferos.
A classificação em cinco reinos usa critérios como o TAMANHO celular, seu tipo de ALIMENTAÇÃO, o TIPO CELULAR e o NÚMERO DE CÉLULAS.

A classificação em Reinos utiliza também, dentre outros, estes critérios.  Esta classificação divide os seres em:
Reino Monera – unicelulares, micoscópicos, procariotos; podem ser autótrofos ou heterótrofos;
Reino Protista – unicelulares, micoscópicos, eucariotos; podem ser sutótrofos ou heterótrofos;
Reino dos Fungos – uni ou pluricelulares, com células eucatióticas; são todos heterotróficos;
Reino das Plantas –  pluricelulares, com células eucatióticas; são todos autótróficos;
Reino dos Animais –  pluricelulares, com células eucatióticas; são todos heterotróficos.
Você sabe o significado de cada uma das palavras acima?  Pergunte e discuta!


A classificação de Carl Woese, porposta em 1990, é construída a partir de uma árvore filogenética baseada na configuração do rRNA, mostrando a separação dos grandes grupos biológicos: BacteriaArchaea e Eukaryotes.

Domínio Eubacteria, que inclui as bactérias;
Domínio Archaea, anteriormente chamado Archaebacteria, que inclui os procariontes que não recaem na classificação anterior;
Domínio Eukaria, que inclui todos os eucariontes, os seres vivos com um núcleo celular organizado.
A classificação não inclui os vírus porque é difícil caracterizá-los como seres vivos.

 

Outras classificações

Além da classificação de Carl Woese, tem outra porposta a vida na Terra em três domínios, geralmente designados como os três super-reinos, tendo como base a estrutura fundamental do organismo:
Super-reino Acytota, incluindo os organismos acelulares (vírus e prions);
Super-reino Eukaryota, incluindo os organismos com célula eucarionte
Super-reino Prokaryota, incluindo os organismos com célula procarionte

Outra alternativa é o sistema dos seis reinos, no qual os domínios são os reinos tradicionais da biologia moderna:

Com o avanço nas pesquisas o entendimento do grau de proximidade entre as espécies de seres vivos, vão surgindo novas propostas de classificação. Por isso, mais importante que “decorar” os sitemas de classificação, é entender os critérios que orientam essas classificações.


A. Trubat & M.F. Barroso, Seres vivos - Textos e experimentos para o ensino de física e de ciências. Materiais do LIMC elaborados para a REDE Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica, da SEB/MEC (E-LIMC, 2008, 60 p.)









Jogo da classificação dos seres vivos


Objetivos
Reconhecer as diversas formas de classificação dos seres vivos.

Introdução
Vamos começar as atividades fazendo um exercício de “treinamento de sua veia cientifica”. 
Imagine-se no ano 2523, quando é descoberto um sistema solar em uma nova galáxia. São encontradas muitas semelhanças entre nosso sistema solar e este novo mundo, inclusive com um planeta que se assemelha à Terra.
Uma sonda espacial é enviada a esse planeta, e ela manda de volta para a Terra uma variedade de organismos vivos diferentes, por uma coluna de transporte molecular (teletransporte).
Vocês, que são os cientistas que estudam estes organismos, percebem que é necessário desenvolver um “esquema de classificação”, para poder comparar as novas formas de vida encontradas neste sistema (os “ETs”) aos organismos da Terra.
Para isso, todos os seres são desenhados e cópias desses desenhos são distribuídas.


Oficina sobre Biodiversidade – Trabalho em grupo

Você vai precisar de:
- cópias das figuras dos ETs recortadas (um jogo de cartões para cada grupo);
- papel manilha e cola

O seu papel é estudar as ilustrações das criaturas e desenvolver um possível esquema de classificação baseado na observação de cada organismo.  

As cópias das figuras dos ETs são os Cartões de Organismos.  Cada grupo deve estudar os cartões cuidadosamente, buscando semelhanças e diferenças, procurando regularidades.
Anote as características semelhantes e as diferenças entre as criaturas.
Construa uma tabela para ajudar a organizar suas observações, com colunas para descrever detalhes como existência de cabelo ou pelos, de antenas, e de olhos, entre outras.
Estude os cartões novamente e arrume-os em grupos, baseado nas semelhanças e diferenças observadas.
Quando o grupo estiver satisfeito com os resultados, monte um cartaz para apresentar este resultado. Dê nomes aos grupos de novas formas de vida.
Apresente seu esquema de classificação para todos.
Lembre que você vai ter que justificar seu esquema!

Como seu esquema de classificação se compara aos criados pelos outros grupos?


RODRIGUES, A. R. T. S. Uma proposta para a montagem de um laboratório
criativo para aulas práticas de Microbiologia. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso
(Especialização) - Ensino de Ciências e Biologia, Departamento de Bioquímica Médica,
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.


Fonte: http://archives.microbeworld.org/resources/experiment/pgs1-6.pdf








Varal do tempo


TEXTO PARA LEITURA – O tempo e a vida
Para cada um dos seres vivos que vive na Terra – e são muitos – o tempo passa diferente...
Para os brasileiros, a expectativa de vida em 1940 era de cerca de 50 anos, hoje é de pouco mais de 70 anos. Isto no faz refletir: hoje chamar uma mulher de 40 anos de idosa é uma ofensa, mas em 1940 era a constatação de uma realidade. Portanto, o tempo é sentido de modo diferente, em épocas diferentes.
E para grande parte das espécies vivas, a vida compreende o espaço entre nascer, crescer, reproduzir-se e morrer.
Para os cães este espaço de tempo está entre 6 a 15 anos.  Para as tartarugas dos Galápagos, este tempo é de 100 a 200 anos. Para o bicho-da-seda, o tempo necessário para nascer, crescer, reproduzir e morrer é de 15 dias. Assim, na natureza, quando nos perguntam se o mosquito vive muito ou pouco, a resposta é que ele vive o bastante para cumprir seu ciclo de vida.
O tempo e as bactérias
As bactérias se reproduzem apenas dividindo seus componentes celulares em duas partes. Este processo se chama divisão binária, que é uma forma de reprodução assexuada. Neste tipo de reprodução as características hereditárias são mantidas as mesmas em todos os indivíduos.
Reprodução assexuada é a forma de reprodução na qual um único indivíduo dá origem a dois outros, ou a mais de dois.  Existem várias formas de reprodução assexuada como o brotamento: surge um broto do corpo do indivíduo, e quando o broto cresce o suficiente, ele se destaca do indivíduo que o originou. Uma das vantagens da reprodução assexuada é que o indivíduo não precisa se arriscar na procura, ou na luta, por um parceiro.
Os indivíduos gerados por reprodução assexuada geram descendentes com a mesma carga genética do indivíduo que os originou, portanto os filhos são cópias genéticas dos pais.
Você reproduz uma planta de forma assexuada quando quebra o galho de uma roseira e o enterra. O resultado é um clone da planta original!
Há quanto tempo você fazia clonagens e não sabia?
As bactérias produzem clones de si mesmas por reprodução assexuada, desta forma elas são imortais!!!!!!Em geral, antes que uma célula degenere, ela já deu origem à outra! Então, as bactérias não têm tempo de vida, elas têm tempo de geração. O tempo de geração é o tempo que uma célula bacteriana demora a dar origem a duas outras.
Enquanto medimos o tempo de vida de um animal desde o momento que ele nasce até o que ele morre, nas bactérias medimos seu tempo de geração.




ATIVIDADE 11 – O varal do tempo  
Você vai precisar de uma folha de papel ofício, fita adesiva, um barbante, uma caneta e uma trena. Meça 1 metro do barbante e corte. Este metro representa cem anos, nele cada centímetro representa 1 ano.
Escolha 3 momentos importantes da sua vida, pense nos eventos que mais marcaram,  escolha 3 momentos que você gostaria que acontecessem, projete coisas importantes que você pretende fazer no futuro.
Marque o barbante com a caneta a cada 10cm. Cada 10 cm de barbante irão corresponder a 10 anos de sua vida.  Marque no barbante a medida correspondente a 70 anos (que é a perspectiva de vida do brasileiro).
Pense nos eventos importantes da sua vida e vá marcando no barbante os centímetros correspondentes à idade em que estes eventos aconteceram, ou que irão acontecer.
Faça uma pequena etiqueta com o papel ofício identificando este evento. Assim, se aos seis anos você entrou pela primeira vez na escola, marque seis centímetros e coloque uma etiqueta .
Agora preveja o futuro, e coloque o que você acredita que vai acontecer de mais importante na sua vida. Coloque no varal os seus planos.
Compare o seu varal do tempo com o de seus colegas.
Observe que cada pessoa vivencia o tempo de maneira diferente. Alguns começam na escola mais cedo, outros mais tarde, em quanto outros tiveram que parar a jornada de estudos no meio para recomeçar depois.  E as perspectivas futuras de cada um também são bastante diferentes...

Continuando...
Se você associar a este varal outras etiquetas com os momentos importantes na história da sua comunidade ou do seu país, você terá noção de como o tempo passa para você e para as pessoas ao seu redor.



TEXTO PARA LEITURA  – O varal do tempo da Terra
Assim como o tempo é um fator determinante no desenvolvimento dos seres vivos, e cada um o vivencia de forma diferente, a Terra e o Universo contam o tempo de forma diferente. O tempo de vida do Planeta Terra está dividido em intervalos  que representam eventos da evolução da Terra. A escala do tempo geológico está dividida Éons, Eras, Períodos e Épocas. Na tabela abaixo estão os eventos importantes da  história da Terra.
Tabela – O varal do tempo da vida na Terra
Éon
Era
Período
Época
Idade milhões de anos
Características
Fanero-zóico
Ceno-zóico
Quaternário
Holoceno (Recente)
0,01
Aparecimento do homem / Glaciação no hemisfério norte
Idade dos mamí-feros
Pleistoceno
1,6
Terciária
Plioceno
5,3

Mioceno
 23,7
Oligoceno
 36,6
Proliferação dos primatas
Eoceno
 57,8

Paleoceno
 65,4
Primeiros cavalos

Meso-zóico
Cretáceo
 144
Plantas com flores
Extinção dos dinossauros

Idade dos répteis
Jurássico
 208
Primeiros pássaros e mamíferos
Triássico
 245
Primeiros dinossauros

Paleo-zóico
Permiano
 286
Extinção dos trilobitas
Idade dos anfíbios

Carbonífero
360
Primeiros répteis

Grandes árvores primitivas

Devoniano
 408
Primeiros anfíbios
Idade dos peixes

Siluriano
 438
Primeiras plantas terrestres

Ordovicano
505
Primeiros peixes
Idade dos inverte-brados

Cambriano
 570
Primeiras conchas/ Trilobitas dominantes
Proteo-zóico
Pré-Cambriano-briano
Neoproterozóico
2.500
Primeiros organismos multicelulares

          


Mesoproteozóco
Paleoproteozóico
3.800
 Primeiros organismos unicelulares
Idades das rochas mais antigas
Arqueano


Hadeano
4.500

Você reparou que esta tabela tem, no alto, os eventos mais recentes?

Uma reflexão sobre o tempo
"Imagine que os 4,5 bilhões de anos da Terra foram comprimidos em um só ano (entre parênteses colocamos a idade real de cada evento). Nesta escala de tempo, as rochas mais antigas que se conhece (cerca de 3,6 bilhões de anos) teriam surgido apenas em março. Os primeiros seres vivos (cerca de 3,4 bilhões de anos) apareceram nos mares em maio. As plantas e os animais terrestres surgiram no final de novembro (a menos de 400 milhões de anos). Os dinossauros dominaram os continentes e os mares nos meados de dezembro, mas desapareceram no dia 26 (de 190 a 65 milhões de anos), mais ou menos a mesma época em que as montanhas rochosas começaram a se elevar. Os humanóides apareceram em algum momento da noite de 31 de dezembro (há aproximadamente 11 milhões de anos). Roma governou o mundo durante 5 segundos, das 23h:59m:45s até 23h:59:50s. Colombo descobriu a América (1492) 3 segundos antes da meia noite, e a geologia nasceu com as escritos de James Hutton (1795), Pai da Geologia Moderna, há pouco mais que 1 segundo antes do final desse movimentado ano dos anos." (extraído de Eicher, 1968)

ATIVIDADE 12 – O varal do tempo da vida na Terra  
Consulte a tabela e complete o exercício abaixo:
A formação da Terra aconteceu há 4,5 bilhões de anos.
O surgimento dos primeiros seres vivos aconteceu há  _____________________ de anos.
O surgimento dos primeiros dinossauros aconteceu há  __________________ de anos.
A extinção dos dinossauros aconteceu há  _______________________ de anos.
O surgimento do Homem aconteceu há  _______________________ de anos. 
Observe que o tempo geológico é contado em milhões de anos.

Você pode construir um mural da vida do nosso planeta, da mesma forma que você construiu o varal da sua vida. Faça as contas para transformar os anos geológicos em centímetros num barbante.
Cada metro no barbante corresponde a 1 bilhão de anos.
Cada 10 centímetros correspondem a ______________  anos. 
Agora cada centímetro corresponde a ______________ anos.
Da mesma forma que você colocou etiquetas para os acontecimentos importantes da sua vida, você pode fazer o mesmo para os acontecimentos importantes para o planeta Terra.

Agora você é capaz de responder a perguntas importantes:
Os homens conviveram com os dinossauros?
Quanto tempo demorou para que o Homem (Homo sapiens) surgisse no planeta Terra?


A. Trubat & M.F. Barroso, Seres vivos - Textos e experimentos para o ensino de física e de ciências. Materiais do LIMC elaborados para a REDE Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica, da SEB/MEC (E-LIMC, 2008, 60 p.)